Lugar e memória no romance A casa, de Natércia Campos
Abstract
De caráter memorialístico e feição épica e mítica, o romance A Casa, da escritora cearense Natércia Campos, apresenta de maneira inusitada a própria casa como a narradora da história e compõe o objeto de análise do presente artigo. Tecida em meio a encantos, crendices e superstições, a criação ficcional de Natércia Campos é atravessada pela tradição popular em sua riqueza e pluralidade, sem perder de vista a dureza e a beleza do sertão nordestino. No romance, a casa ao revestir-se do papel de guardiã da memória deixa de ser uma habitação comum, somente um lugar de vivências familiares, ou um simples elemento identificável da trama. Seguindo a concepção da Geografia Humanista Cultural, onde espaço e lugar são considerados na perspectiva da experiência vivida e nas relações do homem com a natureza, o objetivo deste estudo é refletir acerca das categorias de espaço e lugar e do fenômeno da memória presentes na obra.
References
AGOSTINHO. Confissões. Tradução de J. Oliveira santos e A. Ambrósio de Pina. São Paulo: Nova Cultural, 1999.
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. Tradução Antonio de Pádua Danesi. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
BRANDÃO, Luís Alberto. Teorias do espaço literário. São Paulo: Perspectiva, 2013.
CAMPOS, Natércia. A casa. Fortaleza: Editora da UFC, 2004.
CHEVALIER, Jean, GHEERBRANT, Alain. Dicionário de Símbolos. Tradução Vera da Costa e Silva. 31ª ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2018.
COMPAGNON, Antoine. Literatura para quê? Tradução Laura Taddei Brandini. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
CURTIUS, Ernst Robert. Literatura Europeia e Idade Média Latina. Tradução Teodoro Cabral. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2013.
DARDEL, Eric. O homem e a terra: natureza da realidade geográfica. Tradução Werther Holzer. São Paulo: Perspectiva, 2011.
FEITOSA, Márcia Manir Miguel. A representação do espaço e do poder em Mário de Carvalho: uma apologia da subversão. São Luís: Café & Lápis, 2018.
FERNANDES, José Alves. Palavras e Coisas em ''A Casa'' de Natércia Campos. Revista da Academia Cearense de Letras, Fortaleza, v. 112, n. 68, p. 89-100, 2007.
FILLOUX, Jean-C. A memória. Tradução Pérola de Carvalho e Gerson Souza. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1959.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Tradução de Beatriz Sidou. São Paulo: Centauro, 2006.
HESÍODO. Teogonia e a origem dos deuses. Tradução Jaa Torrano. São Paulo: Iluminuras, 1991.
KERÉNYI, Karl. Os deuses gregos. Tradução Octavio Mendes Cajado. São Paulo: Cultrix, 1997.
LEITE, Ligia Chiappini Moraes. O foco narrativo: ou a polêmica em torno da ilusão. 6. ed. São Paulo: Ática, 1993.
MUNIZ, Fernando (org). As artes do entusiasmo: a inspiração da Grécia Antiga à contemporaneidade. Rio de Janeiro: 7Letras, 2011.
OLIVEIRA, Rita de Cássia. Memória, tempo e poesia. Vozes dos Vales, Minas Gerais, n. 02, p. 1-25, 2012.
PLATÃO. A república de Platão. Tradução e organização J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2014.
POLLAK, Michael. Memória e identidade social. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 5, n. 10, 1992.
POLESE, Edna da Silva. As memórias da casa: personagem e narradora. In: WEINHARDT, M., org. Ficções contemporâneas: histórias e memórias [online]. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2015. Disponível em: < http://books.scielo.org/id/6wnp4/pdf/weinhardt-9788577982141-08.pdf > Acesso em 29 de nov. 2019.
RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Tradução Alain François [et al.]. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007.
RELPH, Edward. Reflexões sobre a emergência, aspectos e essência de Lugar. In: MARANDOLA JR, Eduardo (organização e tradução). Qual o espaço do lugar?: geografia, epistemologia, fenomenologia. São Paulo: Perspectiva, 2012.
SARAIVA, Vandemberg Simão. 2011. A casa, de Natércia Campos: uma epopeia do sertanejo do Ceará. Disponível em: < http://www.inventario.ufba.br/08/A%20Casa%20corrigido.pdf > Acesso em 20 de nov. 2019.
VERNANT, Jean-Pierre. Mito e pensamento entre os gregos: estudos de psicologia histórica. Tradução Haiganuch Sarian. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1990.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).