Das agudezas dobradas: PragmaÌtica e metafiÌsica na iconologia(grafia) seiscentista
Abstract
Este artigo propõe examinar a recorreÌ‚ncia do paralelo entre imagem e discurso nas letras luso-brasileiras do seÌculo XVII, que, como se sabe, foram amplamente tributaÌrias da eloqueÌ‚ncia pictoÌrica, especialmente, nos sermões sacros. A partir do mecanismo da Ekphrasis, o pregador expõe as descrições como se pintasse um quadro diante do puÌblico. Esse emprego das palavras, enquanto “cores” do quadro do discurso, serviu para que a sociedade do espetaÌculo apresentasse suas praÌticas artiÌsticas, fundamentando-as nas teorias dos mais renomados preceptistas da tradição claÌssica. No curso da anaÌlise, caberaÌ discutir as (noções de visualismo, alegoria e linguagem que se entrelaçam no campo das teorias pictoÌricas que ancoram o pensamento seiscentista.
Palavras-chave: Imagem, retórica, sermão, século XVII, visualismo.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).