Das agudezas dobradas: Pragmática e metafísica na iconologia(grafia) seiscentista

Autores/as

  • Felipe Lima da Silva UERJ

Resumen

Este artigo propõe examinar a recorreÌ‚ncia do paralelo entre imagem e discurso nas letras luso-brasileiras do seÌculo XVII, que, como se sabe, foram amplamente tributaÌrias da eloqueÌ‚ncia pictoÌrica, especialmente, nos sermões sacros. A partir do mecanismo da Ekphrasis, o pregador expõe as descrições como se pintasse um quadro diante do puÌblico. Esse emprego das palavras, enquanto “cores” do quadro do discurso, serviu para que a sociedade do espetaÌculo apresentasse suas praÌticas artiÌsticas, fundamentando-as nas teorias dos mais renomados preceptistas da tradição claÌssica. No curso da anaÌlise, caberaÌ discutir as (noções de visualismo, alegoria e linguagem que se entrelaçam no campo das teorias pictoÌricas que ancoram o pensamento seiscentista. 

Palavras-chave: Imagem, retórica, sermão, século XVII, visualismo.

Publicado

2015-06-30