A mais-valia vai acabar, seu Edgar: análise de um projeto de teatro didático no Brasil

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Abstract

Este trabalho visa analisar como os conceitos de mais-valia e de luta de classes são apresentados didaticamente na obra A mais-valia vai acabar, seu Edgar, de Oduvaldo Vianna Filho (1960), e como essa peça didática contribuiu para a concretização de um projeto de teatro didático e popular no Brasil às vésperas da Ditadura Militar de 1964. Para isso, propomos definir alguns aspectos estruturantes do teatro épico de Brecht e Piscator e analisar o contexto não-dramático que antecedeu a encenação de Mais-valia e que alicerçou o teatro épico brasileiro, à luz da obra teórica A hora do teatro épico no Brasil, de Iná Camargo Costa (1996). Através da apresentação didática da exploração pela mais-valia e da luta de classes em torno da jornada de trabalho, valendo-se de recursos épicos teorizados no Seminário de Dramaturgia e distanciando-se do teatro mercadológico do Arena, Vianinha aprofunda a orientação política e pedagógica da peça de Revolução na América do Sul, de Boal (1960), e efetivamente cria um palco-laboratório para dialogar com as camadas populares, concretizando a premissa que o distanciou do Arena, e um movimento de teatro político que coloca em cena a luta de classes para o público popular. Assim, através deste palco-laboratório ou científico (ROSENFELD, 1984) e da linguagem, que se torna acessível às camadas populares, a revolução ficaria a um passo e a Mais-valia dificilmente seria ultrapassável em questões estéticas e políticas na cena brasileira.

Palavras-chave: Teatro Político, Peça Didática, Teatro Popular, Mais-valia, Vianinha.

Author Biography

Thaís de Carvalho Eduardo, UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários na UNESP - Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara na área de Teoria e Crítica da Poesia (ingresso em 2021), Bolsa CAPES/PROEX. Na mesma instituição atuou como professora pós-graduanda (abril/2022 a fevereiro/2023) ligada ao Departamento de Letras Modernas, sob supervisão da Prof.ª Dra. Andressa Crisitina de Oliveira. Licenciada e Bacharela em Letras português/francês pela UNESP-FCLAr (2014-2017). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) de janeiro a agosto de 2017, na área de literatura francesa moderna - teoria epistolar. Atuou como professora de Francês, por 3 anos, no projeto de pasta Centro de Estudos de Línguas (CEL) da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, atuou na escola E.E. "Professor Henrique Morato" na cidade de Matão (julho/2019 a julho/2021) e em Araraquara na E. E. "Professora Maria Isabel Rodrigues Orso" (agosto/2019 a junho/2022) e na E.E. "João Manoel do Amaral" (fevereiro/2020 a junho/2022), onde também foi Professora de Apoio à Tecnologia e Inovação (PROATEC, janeiro-abril/2022) e em Américo Brasiliense no CEL da E.E. Diniorá Marcondes Gomes (abril-junho/2022). Atuou como professora de francês e inglês (julho/2018 a março/2020) na escola LACUS (Language Academy of Canada and United States), foi residente em língua espanhola no programa Residência Pedagógica - bolsista CAPES (fevereiro/2019 a janeiro/2020), atuou como professora de língua portuguesa na franquia Tutores (julho a dezembro/2018) na cidade de Araraquara/SP.

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Published

2023-09-15