“In America, he's Bobby”: reflexões sobre identidades fragmentadas em Let it Rain Coffee, de Angie Cruz
Abstract
Este artigo objetiva analisar a construção da identidade em Let it Rain Coffee, da escritora dominicano-americana Angie Cruz. A obra apresenta a dominicana Esperanza Colón, que, motivada pelo que via na novela televisiva Dallas, abandonou grávida seu marido e filho, sonhando viver nos Estados Unidos. Após reunirem-se, Esperanza e a família passam a residir em Nova York, ainda que a dominicana continue desejando adquirir um rancho como os Ewings, de Dallas. A fragmentação da identidade dessa família diaspórica pode ser observada na maneira pela qual Esperanza insiste que seu filho seja chamado nos Estados Unidos: Roberto María passa a ser Bobby, como o personagem de Dallas. O romance oferece uma ilustração da diáspora dominicana contemporânea nos Estados Unidos, contribuindo para as reflexões acerca da construção da identidade em sujeitos diaspóricos.
Palavras-chave: Identidade, Diáspora, Dominicano-Americano, Angie Cruz.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).