Ressonâncias da arte, ética e poética
Abstract
A arte para os gregos era designada de "techn􀬛". Este termo
n􀬛o era considerado uma t􀬛cnica em particular como a pintura
ou uma habilidade artesanal, mas correspondia ao saber mais
amplo com rela􀬛􀬛o 􀬛 natureza ou as coisas em sua totalidade.
Arist􀬛teles designava a techn􀬛 como um modo de saber, uma
forma de discernimento, prud􀬛ncia que orienta, como exemplo,
a "arte pol􀬛tica". A reflex􀬛o filos􀬛fica considerou a obra
de arte como portadora de um verdadeiro saber. Foi decifrada
como a for􀬛a de enfatizar o conte􀬛do de verdade. Em Kant
situavaâ€se na reflexô€¬›o sobre o belo e o sublime. A reflexô€¬›o
hegeliana baseava no sentido de uma express􀬛o cada vez mais
clara, menos simb􀬛lica. Assim, direcionava para uma verdade
mais profunda, isto 􀬛, mais interior ao sujeito humano. Ap􀬛s
as reflexô€¬›es de Heidegger e Merleauâ€Ponty deixaâ€se a
pretens􀬛o de legislar sobre a arte, de decidir quanto 􀬛 sua
classifica􀬛􀬛o. A arte n􀬛o 􀬛 mais tratada como objeto de
especula􀬛􀬛o metaf􀬛sica. A arte 􀬛 vista como uma imagem da
verdade de nossa exist􀬛ncia ou de nossa rela􀬛􀬛o com o mundo.
A arte 􀬛 uma cria􀬛􀬛o e n􀬛o o dom􀬛nio de determinadas
situaô€¬›ô€¬›es instrumentais que se exige do criador. Instituiâ€se
como um saber desocultante da verdade essencial que
transcende tanto o n􀬛vel da constata􀬛􀬛o quanto o da
contesta􀬛􀬛o.
References
ARIST􀬛TELES. 􀬛tica a Nic􀬛macos .Bras􀬛lia: Editora Universidade de
Bras􀬛lia, 2001.
__________. Po􀬛tica. Trad. Eudoro de Sousa. Lisboa, Casa da
Moeda,
CASTRO, Manuel Antô€¬›nio de. A questô€¬›o da hermenô€¬›utica. In:â€â€â€â€â€
â€â€. Tempos
de Metamorfose. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro,
__________. O acontecer po􀬛tico. Rio de Janeiro: Antares,
__________. Po􀬛tica e poiesis: a quest􀬛o da interpreta􀬛􀬛o.
Faculdade de
Letras UFRJ, S􀬛rie Confer􀬛ncias, v.5, Rio de
Janeiro, 2000.
__________. Revista de estudos de literatura. Belo Horizonte:
v.5, p.253â€
, 1997.
DOLEZEL, Lubomir. A po􀬛tica ocidental. Lisboa: Calouste
Gulbenkian, 1990.
ECO, Humberto. Obra aberta. S􀬛o Paulo: Perspectiva, 1976.
__________. Interpreta􀬛􀬛o e superinterpreta􀬛􀬛o. S􀬛o Paulo,
Martins Fonte,
__________. Cinco escritos morais. Rio de Janeiro: Record,
FERRATER MORA, Jos􀬛. Diccionario de filosofia. 2.ed. Madrid:
Alianza Ed.,
FREITAG, B􀬛rbara. A teoria cr􀬛tica: ontem e hoje. S􀬛o Paulo,
Brasiliense,
GADAMER, Hansâ€Georg. Verdade e mô€¬›todo. Petrô€¬›polis, Vozes,
HAAR, Michel. A obra de arte. Rio: Difel, 2000.
HALL, Stuart. Identidade cultural na pô€¬›sâ€modernidade. Rio de
Janeiro: DP&A, 2002.
HEIDEGGER, Martin.A origem da obra de arte. Trad. Maria da
Concei􀬛􀬛o. Lisboa, 70, 1992.
__________. Ensaios e confer􀬛ncias. Petr􀬛polis: Vozes, 2002.
__________. Os pensadores. S􀬛o Paulo: Abril Cultural, 1999.
__________. Sobre o humanismo. Rio de Janeiro: Tempo
Brasileiro, 1995.
INGARDEN, Roman. A obra de arte liter􀬛ria. Lisboa: Calouste
Gulbenkian, 1965.
LE􀬛O, Emmanuel Carneiro. Uma leitura 􀬛rfica de uma senten􀬛a
grega. In: Aprendendo a pensar II. Petr􀬛polis: Vozes, 1992, p.
â€143.
PANOFSKY, Erwin. Idea: a evolu􀬛􀬛o do conceito de belo. S􀬛o
Paulo:Martins Fontes, 1994.
RAMOS, Maria Lu􀬛za. Fenomenologia da obra liter􀬛ria. Rio de
Janeiro: Forense, 1969.
RICOUER, Paul. Interpreta􀬛􀬛o e ideologia. Rio de Janeiro:
Francisco Alves,
SOUSA, Eudoro. Mitologia II †hist􀬛ria e mito. Bras􀬛lia: UNB,
SOUZA, Ronaldes de Melo e. A hermen􀬛utica de Schleiermacher.
In:Revista Tempo Brasileiro, 64, Rio: 1981.
__________. O saber em mem􀬛ria do Ser. In: Revista Tempo
Brasileiro, 95, Rio: 1988.
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).