Do dia-a-dia à vida-a-vida: um poema pedagógico

Authors

  • Beatriz Albemaz UFRJ

Abstract

O artigo descreve um processo de transformação considerado poético, em que se passa pela desconstrução das idéias habituais de poder; de pensamento; e de história. A condução por esse percurso é tida como pedagógica e vale-se principalmente de pistas deixadas por Heidegger em suas investigações quanto à superação da metafísica e por passagens pontuais do itinerário em Clarice Lispector.

References

BAKTHIN, M. “O romance de educação na história do realismo” em Estética da criação verbal. Trad. M. Ermantina Pereira. Martins Fontes, SP, 1992.

GRASSI, E. Poder da imagem, impotência da palavra racional: em defesa da retórica. Trad. Henriqueta Ehlers, Rubens Siqueira Bianchi. São Paulo, Duas Cidades, 1978.

HEIDEGGER, M. “Lettre sur l'humanisme” in Questions III, Trad. Roger Munier, Paris, 1969.

______________. “A superação da metafísica” in Ensaios e conferências. Trad. Márcia Sá Cavalcante Schuback, Petrópolis, Vozes, 2002.

LISPECTOR, C. A maçã no escuro. José Alvaro, Editor. Rio de Janeiro, 1970.

___________ . Uma aprendizagem ou O livros dos prazeres. Rio de Janeiro, Sabiá, 1973.

NIETZSCHE, F. Assim falou Zaratustra. Trad. Alex Marins, Editora Martin Claret, 2003.

SANTORO, F. Poesia e verdade -- interpretação do problema do realismo a partir de Aristóteles. Sette Letras, Rio, 1994.

SOUSA, E. “Texto introdutório” in ARISTÓTELES. Poética. Trad. e notas de Eudoro de Sousa. Guimarães Editores, Lisboa, 1964.

SOUZA, Ronaldes de Melo. A epigênese do pós-moderno. Revista tempo Brasileiro, 84: 32/60, jan-mar, 1986.

Published

2017-04-04