Do dia-a-dia à vida-a-vida: um poema pedagógico
Resumen
O artigo descreve um processo de transformação considerado poético, em que se passa pela desconstrução das idéias habituais de poder; de pensamento; e de história. A condução por esse percurso é tida como pedagógica e vale-se principalmente de pistas deixadas por Heidegger em suas investigações quanto à superação da metafísica e por passagens pontuais do itinerário em Clarice Lispector.Citas
BAKTHIN, M. “O romance de educação na história do realismo” em Estética da criação verbal. Trad. M. Ermantina Pereira. Martins Fontes, SP, 1992.
GRASSI, E. Poder da imagem, impotência da palavra racional: em defesa da retórica. Trad. Henriqueta Ehlers, Rubens Siqueira Bianchi. São Paulo, Duas Cidades, 1978.
HEIDEGGER, M. “Lettre sur l'humanisme” in Questions III, Trad. Roger Munier, Paris, 1969.
______________. “A superação da metafísica” in Ensaios e conferências. Trad. Márcia Sá Cavalcante Schuback, Petrópolis, Vozes, 2002.
LISPECTOR, C. A maçã no escuro. José Alvaro, Editor. Rio de Janeiro, 1970.
___________ . Uma aprendizagem ou O livros dos prazeres. Rio de Janeiro, Sabiá, 1973.
NIETZSCHE, F. Assim falou Zaratustra. Trad. Alex Marins, Editora Martin Claret, 2003.
SANTORO, F. Poesia e verdade -- interpretação do problema do realismo a partir de Aristóteles. Sette Letras, Rio, 1994.
SOUSA, E. “Texto introdutório” in ARISTÓTELES. Poética. Trad. e notas de Eudoro de Sousa. Guimarães Editores, Lisboa, 1964.
SOUZA, Ronaldes de Melo. A epigênese do pós-moderno. Revista tempo Brasileiro, 84: 32/60, jan-mar, 1986.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).