A imagem da bruxa em contos infantis: a inveja como elemento mobilizador do imaginário do medo na literatura

Autores/as

  • Luiza Liene Bressan Unisul
  • Pricila Furlan Borghezan Centro Universitário Barriga Verde
  • Heloisa Juncklaus Preis Moraes Unisul

Resumen

Este artigo apresenta uma discussão sobre a imagem da bruxa em três contos de fadas (Branca de Neves e os Sete Anões, A Bela e a Fera, Rapunzel), confrontando-a com a expressão do mal a partir da imagem feminina. Para o embasamento teórico, recorreremos à teoria do Imaginário, desenvolvida por Durand (1996, 2012) que expressa que as imagens constituem um museu que orienta o percurso antropológico. Como metodologia de trabalho, utilizamos a mitodologia, método próprio, desenvolvido por Durand (1996), para empreender a análise das imagens. A análise foi desenvolvida a partir da imagem expressa nos contos que fazem parte deste estudo e que revelam os estereótipos femininos a partir da distorção da imagem, pois a mesma sempre foi presença constante na literatura infantil desde o seu surgimento, no século XVIII, com a adaptação dos contos maravilhosos para a criança burguesa. Caudatárias de mitos primordiais, essas histórias passaram a compor o imaginário do ser humano de todos os tempos e das mais diversas culturas. Concluídas as análises, compreende-se que a imagem da bruxa se faz presente no imaginário de todos os tempos e a inveja é elemento mobilizar desta construção imaginal.

Biografía del autor/a

Luiza Liene Bressan, Unisul

Doutoranda em Ciências da Linguagem na Unisul

Pricila Furlan Borghezan, Centro Universitário Barriga Verde

Pedagoga do Centro Universitário Barriga Verde

Heloisa Juncklaus Preis Moraes, Unisul

Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Unisul

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Publicado

2020-07-18