Contar como lembrar e esquecer: introdução ao Memorar Rosiano a partir de um olhar sobre a narrativa de Grande Sertão: Veredas
Resumen
"O que lembro, tenho. Venho vindo de velhas alegrias". Neste pequeno trecho da fala de Riobaldo, se demonstra a concepção de memória que pauta e conduz o seu narrar; e o reencontramos semelhante, em pelo menos mais dois momentos: “Me alembro, meu é.” (GSV, p.433), e ainda mais significativo: “-- “Carece de ter coragem... Carece de ter muita coragem...” -- eu relembrei. Eu tinha.” (GSV, p.555). Lembrar é possuir, portanto, tornar próprio.Descargas
Publicado
2009-06-30
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).