Sr. José, Ator e Autor
Resumen
Este trabalho pretende fazer uma análise do romance Todos os nomes, de José Saramago, segundo o desenvolvimento do protagonista, o Sr. José, ao longo de sua jornada de descobrimento de si, do mundo, e da revelação de sua autonomia. A isso será interligada a análise da História e dos conflitos existentes no mundo moderno, segundo o ponto de vista do autor.Citas
ADORNO, Theodor & HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento. Trad. Guido Antônio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1985.
BENJAMIN, Walter. “O narrador”. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. 7ª ed. São Paulo: Brasiliense. 1994.
_________________. “Sobre o conceito de história”. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. 7ª ed. São Paulo: Brasiliense. 1994.
CAMÕES, Luís de. Os Lusíadas. 3ª ed. Porto: Porto Editora, 1997.
FREUD, Sigmund. O mal-estar na civilização. Trad. José Octávio de Aguiar Abreu. Rio de Janeiro: Imago, 1997.
HUICI, Adrián. “Perdidos en el labirinto: el caminho del héroe em Todos los nombres”. In: Revista Colóquio/ Letras. N. 151/ 152, jan, 1999, p. 435-462.
MARCUSE, Herbert. Eros e civilização. Uma interpretação filosófica do pensamento de Freud. 8ª ed. Rio de Janeiro: Editora LTC, 1999.
PESSOA, Fernando. Livro do Desassossego. 2ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
SARAMAGO, José. As intermitências da morte. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
________________. Ensaio sobre a cegueira. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
________________. O ano da morte de Ricardo Reis. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
________________. Todos os nomes. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).