"Corpo estranho": um estudo sobre gênero no romance de Adriana Lunardi
Résumé
Considerando a escassez de fortuna critica referente à obra de Adriana Lunardi, objetiva-se fazer uma investigação crítica do romance Corpo Estranho (2006) a fim de evidenciar aspectos tocantes a gênero. Para tanto, procedeu-se ao levantamento bibliográfico das relações entre gênero, literatura e sociedade e em seguida, a análise das personagens do romance. Para os estudos sobre gênero e literatura tomou-se a abordagem de Kolontai (2011); as teorias de Candido (2014) foram os aportes teóricos no tocante à construção das personagens e a relação que se estabelece entre elas e o contexto sociocultural; Butler (2015) e Kolontai (2011) nortearam as teorias relacionadas à identidade de gênero. Desse modo, observouse que é relevante a contribuição de Adriana Lunardi como escritora para evidenciar o papel da mulher e desse gênero na sociedade. Registra-se também que esse trabalho é parte do projeto de Iniciação Científica financiado pelo CNPq e integra um projeto maior intitulado A ficção produzida por escritoras de língua portuguesa: gênero, sociedade e letramento literário e se desenvolve no Laboratório de Estudos Literários do Grupo de Pesquisa Centro de Estudos Linguísticos e Literários (CELLUPE), da UPE Campus Mata Norte.Téléchargements
Publié-e
2019-12-01
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).