INUTENSÍLIOS POÉTICO-TELÚRICOS DE MANOEL DE BARROS
Résumé
Ao mencionar palavras como terra, linguagem, poesia, origem, pragmática, utilidade e inutilidade, torna-se quase que improvável não lembrar de Manoel de Barros. Alheia à lógica mercadológica do capitalismo tardio e num sentido diametralmente oposto ao do discurso pragmático, a poesia deste poeta encontra na terra e na linguagem as origens de um pensamento poético. A comunhão íntima com a terra e a busca pela palavra em seu nascedouro, o “feto do verbo” -- como se lê em um de seus versos --, confere a poesia manoelina um caráter cosmogônico. O retorno às origens é responsável pelo vir-a-ser de seus objetos poéticos. A palavra poética é instauradora. Em Manoel de Barros, encontra suas origens dentro e antes, em plumagens e infâncias que dormem num caos a ser cosmificado. O vir-a-ser deste cosmos, no caso da linguagem, é, em si, a própria constituição da poesia.
Références
ANDRADE, Carlos Drummond de. Antologia poética . 54ª. ed. Rio de Janeiro: Record, 2004.
BARROS, Manoel de. Livro sobre nada .11ª. ed. Rio de Janeiro: Record, 2004.
____. Matéria de poesia . Rio de Janeiro: Livraria São José, 1974.
____. Tratado geral das grandezas do ínfimo . Rio de Janeiro: Record, 2001.
JAMESON, Fredric. Pós-modernismo -- a lógica cultural do capitalismo tardio . 2ª. ed. São Paulo: Ática, 2004.
LEÃO, Emmanuel Carneiro. “A técnica e o mundo no pensamento da terra”. In:____. Aprendendo a pensar -- vol. II. 2.ed. Petrópolis: Vozes, 2000.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).