O espólio da errância em ópera dos fantoches de Autran Dourado
Résumé
Este ensaio analisa o espólio da errância em Ópera dos fantoches, de Autran Dourado, cuja narrativa dialoga com o mito da falta de destino inscrito na Eneida, de Virgílio, buscando desenvolver uma crítica ao regime precário das metas asfixiantes.
Palavras-chave: errância, sentido, vontade
Références
CASTORIADIS, Cornelius. Feito e a ser feito: as encruzilhadas do labirinto v. Trad. Lílian do Valle. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.
DOURADO, Autran. Tempo de amar. 5. ed. Rio de Janeiro: Record, 1984.
______. O risco do bordado. Rio de Janeiro: Expressão e Cultura: 1970.
______. Novelário de Donga Novais. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1989.
______. A serviço del-rei. 2. ed. Rio de Janeiro: Rocco, 2002.
______. Um artista aprendiz. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.
______. Monte da alegria. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1990.
______. Ópera dos fantoches. Rio de Janeiro: Rocco, 2001.
______. Confissões de Narciso. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1997.
FONSECA, Rubem. Contos reunidos. Org. Boris Schnaiderman. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
HABERMAS, Jürgen. O discurso filosófico da modernidade. Trad. Luiz Sérgio Repa e Rodnei Nascimento. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
MESCHONNIC, Henri. Modenité modernité. Lagrasse: Verdier, 1988.
NIETZSCHE, Friedrich. Assim falou Zaratustra: um livro para todos e para ninguém. Trad. Mário da Silva. 11. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.
______. Além do bem e do mal: prelúdio a uma filosofia do futuro. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
______. La voluntad de poderio. Trad. Annibal Froufe. Madrid: EDAF, 1981.
PLATÃO. A república. Trad. Albertino Pinheiro. Bauru, SP: Edipro, 1994. (Clássicos)
POE, Edgar Allan. Os melhores contos de Edgar Allan Poe. Trad. José Paulo Paes. São Paulo: Círculo do Livro, 1990.
VIRGÍLIO. Eneida. Trad. Tassilo Orpheu Spalding. São Paulo: Círculo do Livro, 1994.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).