Máscara e dissimulação na Cidade de Vidro de Paul Aster
Résumé
A idéia de escrever uma dissertação de mestrado sobre Paul Auster e sua Cidade de Vidro, surgiu em 1999, quando cursava o último ano de minha especialização em Teoria da Literatura, na UERJ. Inscrita em um curso que versava sobre a leitura, ministrado pela professora doutora e hoje amiga querida Henriqueta Valladares, deparei-me pela primeira vez com o autor. Quem era, o que já tinha feito era uma incógnita. À distância, sabia ser ele o roteirista de um filme que muito me agradara -- Cortina de Fumaça (1995)1. Digo à distância, porque, àquela época, desconhecia a produção cinematográfica ao autor. Isso só aconteceu poucas semanas depois, quando já estava totalmente envolvida por suas palavras, tomada e atravessada por elas. Prisioneira mesmo do que elas queriam me dizer, fazer-me sentir e viver, por meio de sua própria consistência.Téléchargements
Publiée
2019-03-10
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).