A palavra poética e a filosófica plasmadas em "Água viva" e "A paixão segundo G.H.": o impessoal/inumano como aposta política e estética
Résumé
Este artigo analisa A paixão segundo G.H. e Água viva, de Clarice Lispector, a partir de duas ideias defendidas por Giorgio Agamben: a cultura ocidental é marcada pela cisão entre a palavra poética, que possui sem conhecer, e a palavra filosófica, que conhece sem possuir; à crítica, por sua vez, cabe a tarefa de gozar daquilo que não pode ser possuído e possuir o que não pode ser gozado, sem buscar o reencontro de um objeto que lhe seja próprio, garantindo as condições de sua inacessibilidade. Para tanto, é preciso caminhar no sentido oposto ao da cisão, como fazem os dois livros analisados ao abordarem poeticamente temas filosóficos. Uma escultora e uma pintora exploram os limites da própria linguagem e a precariedade da condição (forma) humana. Nos dois textos, na abordagem de Deus, do it, do instante-já, da liberdade heroica, dentre outros temas que os perpassam, podemos ouvir ressoarem noções, conceitos, concepções provenientes de "filosofias da imanência": as concepções de Espinosa relativas a Deus, aos afetos, à potência de agir, à liberdade; de Heidegger, reverberam a noção de Dasein, o caráter transcendental da dimensão temporal e suas concepções de imanência e transcendência. Tanto Espinosa quanto Heidegger concebem a essência como inextricável da existência e refletem sobre a forma como os seres se afetam ou se abrem para os outros. Essa ressonância poética da filosofia contribui para que os livros de Lispector façam pensar nos limites das políticas identitárias na possibilidade de políticas do comum, voltadas para o impessoal ser qualquer.Téléchargements
Publiée
2019-12-08
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).