Reflexos do romance de formação em "Hibisco roxo", de Chimamanda Ngozi Adichie
Résumé
O presente artigo propõe uma análise do livro Hibisco roxo (2011), da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, enquanto um romance de formação. Acreditamos que a narrativa assimila elementos formais do bildungsroman alemão para traçar a trajetória de amadurecimento da protagonista Kambili e refletir suas transformações e conflitos internos ante as descobertas de uma Nigéria multicultural, heterogênea e contraditória. Desta forma, para embasar o nosso estudo, nos valemos de Bakhtin (1997), Lukács (2000), Maas (2000) e Pinto (1992), entendendo o conceito supracitado em seu contexto histórico e avaliando seus desdobramentos na literatura contemporânea de autoria feminina.
Références
ABREU, Márcia. Os caminhos dos livros. Campinas: Mercado de letras, ALB; São Paulo: Fapesp, 2003.
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. Hibisco roxo. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
ARRUDA, Aline Alves. Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo: Um Bildungsroman feminino e negro. Dissertação [Mestrado em Letras]. Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Belo Horizonte: 2007.
BAKHTIN, Mikhail. O romance de educação na história do realismo. In: Estética da criação verbal. Trad. Maria Ermantina Galvão G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1997, p. 223-276.
BENJAMIM, Walter. O narrador: Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: Magia e técnica, arte e política. Obras escolhidas - Volume 1. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994, p. 197-231.
LUKÁCS, Georg. A teoria do romance: Um ensaio histórico-filosófico sobre as formas da grande épica. Trad. José Marcos Mariani de Macedo. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2000. (Coleção Espírito Crítico)
MAAS, Wilma Patrícia Marzardi Dinardo. O cânone mínimo: O Büdungsroman na história da literatura. São Paulo: Editora Unesp, 2000.
PINTO, Cristina Ferreira. O Bildungsroman feminino: Quatro exemplos brasileiros. São Paulo: Perspectiva, 1992.
WATT, Ian. A ascensão do romance: Estudos sobre Defoe, Richardson e Fielding. Trad. Hildegard Feist. 10ª Edição. São Paulo: Companhia da Letras, 1996.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).