Heroísmo para além do gênero: a trajetória do herói mítico tradicional na constituição da protagonista de A odisseia de Penélope, de Margaret Atwood
Résumé
Este artigo tem como objetivo destacar os processos e ritos na constituição heroica da protagonista de A Odisseia de Penélope, de Margareth Atwood, ampliando a categorização da qualidade de herói para além do androcentrismo tradicional. Nesse sentido, apresenta-se uma síntese sobre o legado literário da escritora, da diegese da obra, bem como se identificam e se analisam os ritos e processos heroicos experienciados pela protagonista do romance de Atwood ao longo da narrativa, colocando-a em situação párea àqueles enfrentados pelos heróis tradicionais da mitologia grega. A análise conduzida neste trabalho sustentou-se nas contribuições de Brandão (1987), Berquó (2015), Cardoso e Ribeiro (2018), dentre outros.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).