Para [não] brincar com o absurdo do mundo: a desventura do pessimismo em A náusea, de Jean-Paul Sartre
Résumé
A observação de Albert Camus, feita em uma crítica publicada logo após o lançamento de A náusea, defende uma correlação necessária e delicada entre a arte narrativa e o pensamento teórico. Introduzida como mandamento de uma poética romanesca, a ausência de uma explícita apresentação dos conceitos (sob os quais se assumem as peripécias vividas pelas personagens literárias no mundo fictício criado pelo autor) prevê, como valor de criação para a forma literária, não a faculdade de julgar por dedução, mas ao contrário, aquela faculdade que, partindo da multiplicidade de formas flexiona-se sobre sua própria conformidade a fim de descobrir seu sentido.Références
BENJAMIN, Walter. A origem do drama barroco alemão. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Editora Brasiliense, 1984.
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LUKACS, Gyorg. “A propos de l'essence et de la forme de l'essai: une lettre à Leo Popper. In: L'âme et les formes. Trad. Guy Haarscher. Paris: Editions Gallimard, 1974.
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__________. A imaginação. Trad. Paulo Neves. Porto Alegre: L&PM, 2009.
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