Os versos e os vermes
Résumé
São infinitas as possibilidades de articular literatura e psicanálise. Em Freud, é possível, entre outros, o caminho que parte da Interpretação dos Sonhos, do modo como Freud trata o sonho como um texto escrito pelo inconsciente. Pode-se partir também de seu texto O Poeta e o Fantasiar, traduzido, não sei por quê, no Brasil, por Escritores Criativos e Devaneio, onde trabalha a relação entre jogo, fantasia e escrita poética, pensando a estrutura temporal que as perfaz. Pode-se partir, igualmente, das inúmeras aproximações de Freud com escritores, como em seu texto sobre a Gradiva de Jensen. Há ainda o belíssimo texto O Estranho, todo ele construído num diálogo com a obra de Hoffmann.
Téléchargements
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).