Água viva , de Lispector: a voz de Gaia?
Résumé
O presente trabalho pretende enunciar a relação entre Homem e Natureza, entre linguagem e mundo, na prosa Água viva , de Clarice Lispector. Devido à sua pujança enquanto obra-poética, foi “categorizada” para além do estatuto de romance, como prosa poética. Na verdade, textos como Água viva estão num não-lugar inexplicável pela crítica convencional. Por quê? Este texto clariceano é expressão da poeiesis , extrapolando a representação mimética de fatos (por isso prosa poética, mas em outra acepção), o que será explicado neste trabalho. Também expõe-se a proximidade entre essência humana e Natureza ( natura naturans ), numa experiência de fazer a si, ao outro e a ambos enquanto comunhão, sabendo que cada um é um acontecer poético, advindo da Centelha divino-criadora que reúne ambos novamente em sua totalidade esplendorosa, que é relação entre transcendência e matéria, ou seja, Natureza e Incondicionado. Desse modo, a diferenciação entre sujeito e objeto não mais cabe, e a voz da narradora con-funde linguagem humana e linguagem da Natureza, corpo germinativo que acolhe o homem enquanto criação. Por isso, o título pergunta não um problema, mas uma questão, pois ser ou não a voz de Gaia invoca o mistério da contigüidade-ao-mesmo-tempo-distinção do homem no Absoluto, o Criador Divino.
Palavras-chave: poética; questões; Clarice Lispector.Références
CASTRO, Manuel Antônio de. Caracterização de Poética; Época e Arte. www.travessiapoetica.com, capturados na primavera de 2006.
HELENA, Lucia. Um lugar enfeitiçado. in: ---. Nem musa nem Medusa: itinerários da escrita de Clarice Lispector . Niterói: EDUFF, 2006.
LISPECTOR, Clarice. Água viva . Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).