Tríptico para Mariana
Abstract
Este ensaio aborda “Mariana”, conto publicado por Machado de Assis em 1891, na Gazeta de notícias, e posteriormente compilado no volume Várias histórias, de 1896. O foco do texto é a contradição entre a nostalgia de Evaristo, protagonista do conto, e sua pretensão de avaliar as novidades do Brasil republicano. Da análise dessa contradição, surge a hipótese de que “Mariana” traduz em sua forma os impasses subjetivos de seu protagonista, em sua resistência sociopática à mudança social.
Palavras-chave: Machado de Assis. Mariana. República brasileira.
##submission.downloads##
Pubblicato
2019-03-19
Fascicolo
Sezione
Artigos
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).