As heranças românticas em "Antinous", de Fernando Pessoa
Abstract
Este trabalho parte da observação de que a obra escrita em língua inglesa por Fernando Pessoa, diferentemente de sua produção em língua portuguesa, ainda parece não receber tanta atenção como merece. Diante disso, propõe-se, então, uma possível leitura do longo poema “Antinous”, encontrado no livro English Poems, publicado de maneira definitiva em 1921, visando enriquecer a fortuna crítica sobre tal parcela dos versos pessoanos. Para isso, buscando também se distanciar, de certa maneira, das análises mais frequentes sobre a composição, que centralizam a temática da homossexualidade, têm-se como objetivo verificar, no poema, a presença de traços temáticos e estilísticos característicos do movimento romântico, que aparentam ser altamente reiterados pelo escritor. Como consequência desse estudo de caso, que demonstra a fluidez das tendências artísticas, faz-se, por último, algumas reflexões sobre a periodização literária e sobre a natureza maleável da arte diante da história.##submission.downloads##
Pubblicato
2019-12-01
Fascicolo
Sezione
Artigos
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).