A desgarrada ou de como o poético pode estar no educativo
Abstract
Queria fazer presente os acontecimentos que me fizeram perceber que existe pensamento poético na experiência educativa. Para isso, posiciono-me com humildade. Faço silêncio. Aceito e acolho o diferente, o próprio da educação e o próprio da literatura. Queria também dar um cunho celebrativo a esse encontro (pois acredito ser esta minha última comunicação como doutoranda), de celebração à criação e à liberdade. E é por isso que inicio este texto com uma oferenda e que deposito em sacrifício nesta página a história de uma criança que escreveu na 1a série primária uma redação proposta em sua aula de religião. “O que você quer ser quando crescer?”, perguntou a Madre Augusta. Como a maioria das outras meninas, a criança em questão quis ser famosa e rica, como as estrelas de cinema. No auge da politização dos anos 60, no entanto, as freiras protestaram diante de desejo tão materialista. Instada a refazer sua redação, a criança a reescreveu voltada agora para o sentimento de ser alegre. Queria ser a alegria quando crescesse e, assim como um vento divinizado, pudesse espalhar alegria a todos os homens e a todas as mulheres, tanto nos parques quanto nas guerras. Porém, reconhecendo a impossibilidade de incorporar tal sentimento de modo permanente e influente, ela conclui que melhor seria então querer apenas ter a alegria. As freiras adoraram, deram nota máxima para a menina e a fizeram ler sua redação em voz alta para o resto da turma, de modo que se vislumbrasse ali um exemplo de conduta.
##submission.downloads##
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).