A história como ficção e como arte: a possibilidade estética da identidade
Abstract
O autor do trabalho traceja um outro olhar para com a teoria da história de Hayden White, assim como para os escritos de Nietzsche sobre história. Demonstrar-se-á que a noção whitiana do objeto histórico enquanto uma construção lingüística e a noção nietzschiana de uma história esteticamente construída, ao contrário do que a historiografia de uma maneira geral interpretou, nos dão margem para concebermos a idéia de que ambos fornecem espaços, e não os aniquilam, para discursos que se justifiquem a partir de filiações identitárias com o passado, porém, tais identidades são lingüisticamente forjadas (White) ou esteticamente formuladas (Nietzsche). Nota-se que partindo de White ou de Nietzsche, a fabricação de discursos identitários em relação à história é viável, mas não sua comprovação ou verificação através da mesma.
Palavras-chave: História -- Estética -- Identidade.Riferimenti bibliografici
CHARTIER, Roger. À beira da falésia: a história entre incertezas e inquietudes . Trad. Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2002.
LACERDA, Sonia. História, narrativa e imaginação histórica . In: Swain, T. N. (org.) História no plural. Brasília. Ed. UNB, s.n. pp.9-42.
NIETZSCHE, Friedrich. Fragmentos finais. Trad. Flávio R. Kothe. Brasília: UNB / São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2002.
_________. Humano, Demasiado Humano . Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
_________. Segunda consideração intempestiva -- Da utilidade e desvantagem da história para a vida. Trad. Marco Antônio Casanova. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2003.
SAFRANSKI, Rüdiger. Nietzsche: biografia de uma tragédia . Trad. Lya Luft. São Paulo: Geração Editorial, 2001.
SCHILLER, F. A Educação Estética do Homem . Tradução: Roberto Schwarz e Márcio Suzuki. São Paulo: Iluminuras, 1990.
WHITE, Hayden. Trópicos do discurso: ensaio sobre a crítica da cultura . Trad. Alípio Correia de Franca Neto. 2.ed. São Paulo. EDUSP, 2001.
_________. Teoria Literária e escrita da história . In Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol.7, n.13, 1994, pp. 21-48.
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).