O engajamento nas crônicas de Machado de Assis
Abstract
Uma comparação entre alguns artigos da juventude de Machado de Assis e algumas de suas crônicas faz rever a tese estabelecida por Jean-Michel Massa segundo a qual a década de 1860 teria sido seu período mais combativo. Levando em conta a revisão do conceito de engajamento proposta por Adorno, observa-se que é justamente nas crônicas -- principalmente nas da maturidade -- que o autor apresenta uma visão mais mordaz e crítica do país, elaborando seu pensamento de maneira mais cifrada e complexa.
Riferimenti bibliografici
ADORNO, TW. “Engagement”.
ASSIS, Machado de. Obras Completas. Rio de Janeiro: Nova Aguilar.
CORÇÃO, Gustavo. “Machado de Assis cronista”. IN: ASSIS, Machado de. Obras Completas . Volume 3. Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar, 2006.
GLEDSON, John. Ficção e História . São Paulo: Paz e Terra: 2003.
SODRÉ, Nelson Werneck. História da Imprensa no Brasil . Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1966.
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).