Haroldo de Campos/Tomie Ohtake: tempo e tradução

Autori

  • Luiz Guilherme Barbosa UFRJ

Abstract

A poesia concreta e os artistas plásticos do Neoconcretismo elaboraram, em sua trajetória, uma série de livros experimentais que promoviam o encontro da poesia com as artes plásticas. Há o Livro da criação (1960), de Lygia Pape, os livros-poema e O formigueiro (1955), de Ferreira Gullar, os diversos trabalhos de Wlademir Dias-Pino anteriores ao lançamento do poema processo (como A ave [1956] e SOLIDA [1962]), a Caixa Preta (1975), de Augusto de Campos e Júlio Plaza; das gerações seguintes, há as edições marginais de Armando Freitas Filho, em colaborações de Rubens Gerchman, os babilaques de Waly Salomão, além de incursões episódicas, no projeto gráfico de livros de poesia, de artistas como Cildo Meireles (capista de restos & estrelas & fraturas, de Afonso Henriques Neto) e Waltércio Caldas (capista de A teus pés, de Ana Cristina Cesar).

Riferimenti bibliografici

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Pubblicato

2017-04-01

Fascicolo

Sezione

Artigos