Haroldo de Campos/Tomie Ohtake: tempo e tradução
Аннотация
A poesia concreta e os artistas plásticos do Neoconcretismo elaboraram, em sua trajetória, uma série de livros experimentais que promoviam o encontro da poesia com as artes plásticas. Há o Livro da criação (1960), de Lygia Pape, os livros-poema e O formigueiro (1955), de Ferreira Gullar, os diversos trabalhos de Wlademir Dias-Pino anteriores ao lançamento do poema processo (como A ave [1956] e SOLIDA [1962]), a Caixa Preta (1975), de Augusto de Campos e Júlio Plaza; das gerações seguintes, há as edições marginais de Armando Freitas Filho, em colaborações de Rubens Gerchman, os babilaques de Waly Salomão, além de incursões episódicas, no projeto gráfico de livros de poesia, de artistas como Cildo Meireles (capista de restos & estrelas & fraturas, de Afonso Henriques Neto) e Waltércio Caldas (capista de A teus pés, de Ana Cristina Cesar).
Библиографические ссылки
BENJAMIN, Walter. “Sobre o conceito de história”. In: Magia e técnica, arte e política. Tradução de Sergio Paulo Rouanet. 7 ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 222-234.
CAMPOS, Haroldo de. A educação dos cinco sentidos. São Paulo: Brasiliense, 1985.
__________________. Crisantempo: No espaço curvo nasce um. São Paulo:
Perspectiva, 1998.
___________________. Escrito sobre Jade: Poesia clássica chinesa. Organização de
Trajano Vieira. 2 ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2009.
___________________. Galáxias. 2 ed. São Paulo: Ed. 34, 2004.
___________________. “Haicai: homenagem à síntese”. “Visualidade e concisão na poesia japonesa”. “A quadratura do círculo”. In: A arte no horizonte do provável. 4 ed. São Paulo: Perspectiva, 1977. pp. 55-62; 63-76; 121-130.
___________________. “Três versões do impossível: Wang Wei”. “Poesia e Modernidade: Da morte do verso à constelação. O poema pós-utópico”. In: O arco-íris branco. São Paulo: Imago, 1997.
MOTTA, Leda Tenório da. (org.) Céu acima: para um ‘tombeau' de Haroldo de Campos. São Paulo: Perspectiva; FAPESP, 2005. (Signos; 45)
Загрузки
Опубликован
Выпуск
Раздел
Лицензия
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).