A metalinguagem ea poética de Manoel de Barros em Matéria de poesia
Abstrakt
Este artigo tem como objetivo investigar a presença da metalinguagem na coletânea Matéria de poesia de Manoel de Barros. Para tanto, fundamenta-se nas funções da linguagem propostas por Jakobson e rediscutidas por Chalhub. Observamos que o poeta faz uso da função metalinguística a favor da função poética para a construção de uma didática do trabalho verbal, percorrendo os aspectos formais de sua poética.
Palavras-chave: Manoel de Barros. Metalinguagem. Poética. Estilo.
Pobrania
Opublikowane
2019-03-19
Numer
Dział
Artigos
Licencja
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).