O leitor monitorado de "Miss Dollar", de Machado de Assis
Abstrakt
Este ensaio analisa a forma como o narrador do conto Miss Dollar, de Machado de Assis, monitora e até mesmo manipula a recepção do público leitor, ação que se expressa pelo chamamento direto do leitor à participação na narrativa. A análise deste fenômeno estará centrada no início da produção literária de Machado, ainda na sua fase romântica, em um recorte de obras pontuais entre os anos de 1864 e 1874. Com apoio de Lajolo e Zilberman (1998), observamos o comportamento do narrador machadiano em relação ao leitor no conto Questão de vaidade, de 1864, e no romance A mão e a luva, de 1874, que dão suporte à análise central do monitoramento do leitor desenvolvido por Machado, aqui expressa por meio do conto Miss Dollar, do livro de estreia do autor no gênero, Contos Fluminenses.
Bibliografia
ASSIS, J. M. Machado de. A mão e a luva. São Paulo: Ática, 1973.
_____. Contos fluminenses. Rio de Janeiro; Brasília: Civilização Brasileira; INL, 1975.
_____. Questão de vaidade [1864]. Disponível em: Machado de Assis. <http://machado.mec.gov.br/images/stories/pdf/contos/macn013.pdf>. Acesso em: 29 mar. 2017.
CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos. 14. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2013.
LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. A formação da leitura no Brasil. 2. ed. São Paulo: Ática, 1998.
SOUZA, José Galante de. Prefácio. In: ASSIS, J. M. Machado de. Contos fluminenses. Rio de Janeiro; Brasília: Civilização Brasileira; INL, 1975. p. 11-15.
Pobrania
Opublikowane
Numer
Dział
Licencja
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).