Mulheres cervejeiras: tradição e memória
Abstrakt
Este artigo tem por objetivo ressaltar, através de um problema analisado, o quanto a história dos saberes e fazeres femininos é insistentemente ocultada e apagada da memória coletiva. Para acessarmos produções e heranças femininas legadas para a humanidade, precisamos seguir caminhos nem sempre simples. Um exemplo desse apagamento é a história oculta das mulheres cervejeiras. A produção de cervejas foi uma prática comum entre mulheres de diferentes territorialidades e em distintos momentos da História da humanidade, e continua sendo em algumas comunidades tradicionais. O objetivo deste artigo é trazer à luz um pouco dessa história tão desconhecida e tão instigante de protagonismo feminino que foi masculinizada e apagada pela industrialização.
Pobrania
Opublikowane
Numer
Dział
Licencja
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).