A vida na corda bamba - O realismo de Modesto Carone em "Resumo de Ana"
Abstrakt
“Tudo o que ouvi dizer de minha avó materna devo à insistência com que abordei o assunto”. Com esta frase, que abre o romance “Resumo de Ana” (1998), de Modesto Carone, o narrador se apresenta e antecipa para o leitor o que virá nas páginas seguintes: passagens da vida de sua avó, Ana Baldochi, pelo que lhe foi contado, em confidências, e ainda sobrevive na memória de sua mãe.Bibliografia
ALVES, Luis Alberto. Rubem Fonseca, leitor da formação. In Anais do XI Encontro Regional da Associação Brasileira de Literatura Comparada. São Paulo: ABRALIC, 2007
(http://www.abralic.org.br/enc2007/anais/72/920.pdf, acessado em 4/6/2009).
AMARAL, Luiz. Jornalismo -- matéria de primeira página. Rio de Janeiro: Tempo brasileiro, 1978.
ARÊAS, Vilma. Resumo de Ana: uma Novela de Modesto Carone. Letterature d'America, Roma: v. 1, n. 66, 1996.
------------------------. A idéia e a forma: a ficção de Modesto Carone. Novos Estudos, São Paulo: Cebrap, n. 49, nov. 1997.
ARRIGUCCI, Davi. Jornal, realismo, alegoria: o romance brasileiro recente. In Outros achados e perdidos. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
ASSIS, Machado de. Páginas recolhidas. Rio de Janeiro: W.M. Jackson Editores, 1937.
BOSI, Alfredo. Situações e forma do conto brasileiro contemporâneo. In: O conto brasileiro contemporâneo. 14ª ed. São Pulo: Cultrix, 1997.
BUENO, André. O mosaico da memória. In: Terceira margem. Faculdade de Letras UFRJ, ano IX, nº 12, 2005.
CÂNDIDO, Antônio. A nova narrativa. In: Educação pela noite e outros ensaios. São Paulo: Ática, 1987.
------------------------.Formação da literatura brasileira: momentos decisivos. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006.
CARONE, Modesto. As marcas do Real. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
------------------------. Dias melhores. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1984.
------------------------. Resumo de Ana. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
GARCIA, Cristiane de Oliveira Fernandes. Sujeito, violência e repressão nos contos de Modesto Carone. In: Encontro Regional da ABRALIC 2007
(www.abralic.org.br/enc2007/anais/54/624.pdf, acessado em 8/6/2009.)
MAIA, João Roberto. Ficção brasileira contemporânea e sociedade: notas sobre o debate. In: Revista Brasileira (Rio de Janeiro), v.52, p. 143-158, 2007.
REIS, Marco Aurelio. Modernização conservadora desnuda na ficção de Modesto Carone. In: Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea, 2ª ed, junho de 2009.
(www.forumlitbras.letras.ufrj.br/ensaiomarco.pdf, acessado em 9/9/2009). Rio de Janeiro: Faculdade de Letras/UFRJ
SODRÉ, Nelson Werneck. História da Imprensa no Brasil. Rio de Janeiro: Graal, 1977
Pobrania
Opublikowane
Numer
Dział
Licencja
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).