Orhan Pamuk: a cidade e o ensaio
Abstrakt
Orhan Pamuk dirá que a ocidentalização da Turquia, com o fim do império turcootomano, inaugura uma nova categoria à proposição: seria possível, desde aí, buscar o pitoresco e o exótico do Oriente das famosas páginas Ocidentais, ao mesmo tempo em que a memória mediaria a relação autêntica do nativo com a cidade. O novo olhar proporcionaria a comparação dos dois distintos modos de se relacionar com a cidade e, até, uma possível combinação entre ambos. Assim, este livro, do prêmio Nobel de 2006, terá Istambul como busca, a cidade em seus múltiplos espaços, por entre o olhar do sujeito que nasceu e viveu ali, como o caso do autor, combinado ao de tantos viajantes, que organizaram suas recordações, papéis, anotações para construir um texto em que a cidade conseguisse se manifestar.Bibliografia
AUERBACH, Erich. Mimeses -- A representação da realidade na literatura ocidental. Trad. George Bernard Sperber. São Paulo: Perspectiva, 1976.
BENJAMIN, Walter. “O regresso do flâneur”. In.: Obras reunidas de Walter Benjamin. Org. João Barrento. Assírio&Alvim, 2006.
_________________. “A crise do romance”. In.: Magia e técnica, arte e política. Trad. Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994.
CORBUSIER, Le. A viagem do Oriente. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Cosac&Naify, 2007.
FLAUBERT, Gustave. “Letter for his mother, 15/12/1850”. In.: The Letters of Gustave Flaubert -- 1830-1857. v.1. trad. Francis Steegmuller. Ed. Belknap Press of Harvard University Press, 1980.
FLAUBERT, Gustave. Madame Bovary. Trad. Fúlvia Moretto. São Paulo: Nova Alexandria, 2007.
LÉVI-STRAUSS, Claude. Tristes Trópicos. Trad. Rosa Freire de Aguiar. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
LUKÁCS, Georg. “Sobre a essência e a forma do ensaio: Uma carta a Leo Popper.”. Trad. Mário Luiz Frungillo. Revista UFG, 2008.
MONTAIGNE, Michel de. “Dos canibais”. In.: Os pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1991.
PAMUK, Orhan. Istambul -- memória e cidade. Trad. Sérgio Flaksman. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. p. 110. PORTELA, Eduardo. Homem, cidade, natureza. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2012.
MAGRIS, Claudio. Danúbio. Trad. Elena Grechi e Jussara de Fatima Ribeiro. Rio de Janeiro: Rocco, 1992.
MERLEAU-PONTY, Maurice. O Olho e o Espírito. trad. Luis Manuel Bernardo. Lisboa: Vega, 2002.
NERVAL, Gerard de. Aurelia. Trad. Élide Valarini. São Paulo: Ícone, 1986.
________________. Voyage em Orient. Paris: Garnier-Flammarion, 1980.
SAID, Edward. Orientalismo. trad. Rosaura Eichenberg. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
Pobrania
Opublikowane
Numer
Dział
Licencja
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).