Trilhas do Atlântico negro: considerações sobre a música e suas possibilidades de abordar e compreender aspectos da identidade e da cultura negra
Resumo
Este ensaio tem o propósito de se aproximar da obra de Paul Gilroy, “Atlântico negro – Modernidade e dupla consciência” (1993), através de uma breve investigação sobre a música e suas problemáticas implícitas sobre identidade e autenticidade, exploradas pelo autor especialmente no capítulo 3 de seu influente livro. Nesse capítulo, intitulado “Joias trazidas da servidão”: música negra e a política da autenticidade, Gilroy usa exemplos de artistas, obras e histórias da música negra – de lugares e épocas distintos – para rastrear os avanços e incongruências que problematizam a relação dessa expressão artística vital da cultura negra com questões de modernidade, identidade, autenticidade e enraizamento racial. Nosso intuito é acompanhar esse percurso teórico e histórico através da abordagem de algumas obras musicais citadas e usadas como exemplos pelo autor.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).