Peregrinos em terra estrangeira: discursos entrecruzados em O Primeiro Homem, de Albert Camus, e Terra Sonâmbula, de Mia Couto
Resumo
No campo dos estudos comparatistas transdisciplinares, o artigo traça reflexões sobre conceitos como paÌtria, memoÌria e fronteira a partir da comparação dos romances O Primeiro Homem, de Albert Camus, e Terra SonaÌ‚mbula, de Mia Couto. A leitura das obras - ambas ambientadas na AÌfrica - contribui para que diferentes enfoques das teorizações poÌs-coloniais sejam debatidos e cotejados.
Palavras-chave: paÌtria, memoÌria, fronteira, Albert Camus, Mia Couto.
Downloads
Publicado
2014-12-20
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).