O PERSEGUIDOR: As EpiÌgrafes
Resumo
Ao iniciarmos a leitura do conto “O Perseguidor”, de Julio CortaÌzar, saltam- nos aos olhos as treÌ‚s epiÌgrafes constantes da obra.
A primeira In memoriam Ch.P. nos lança um olhar inquietante e uma pergunta: Quem foi Ch.P., cuja citação eÌ poÌstuma? A princiÌpio, a menção a Ch.P. parece apenas uma homenagem do escritor a Charlie Parker ateÌ a iniciação aÌ€ leitura do conto. Durante a leitura, vemos desenhar-se na configuração da personagem principal, Johnny Carter, em torno da qual gira a narrativa, algumas caracteriÌsticas biograÌficas do jazzman Charlie Parker aleÌm das iniciais da personagem tambeÌm coincidirem com as iniciais do escritor Julio CortaÌzar.
Referências
ARRIGUCCI JR., Davi. O escorpião encalacrado. São Paulo: Perspectiva, 1973.
CORTAÌZAR, Julio. As armas secretas. Tradução de Eric Nepomuceno. 4a ed. Rio de Janeiro: JoseÌ Olympio Editora, 2006.
PREGO, Omar. O fasciÌnio das palavras:entrevistas com Julio CortaÌzar. Tradução de Eric Nepomuceno. Rio de Janeiro: JoseÌ Olympio Editora, 1991.
THOMAS, Dylan. Poemas reunidos(1934-1953). Tradução de Ivan Junqueira. Rio de Janeiro: JoseÌ Olympio Editora, 1991.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).