A LITERATURA E SUA “ILUMINAÇÃO PROFANA”
Resumo
O objetivo deste artigo é visitar alguns ensaios que se perguntam sobre o lugar da crítica literária frente à Literatura. Desse ponto de partida, desdobram-se uma série de questionamentos pertinentes à crítica contemporânea e seus impasses: não há como abordar o ensaio crítico sem recorrer a questões que se colocam na contemporaneidade, com as quais a crítica literária mantém relação. As noções de sujeito, assim como as categorias de tempo e espaço são cruciais para se acompanhar o movimento do pensamento ocidental a respeito da obra de arte e entender os processos de valoração e discussão a esse respeito. Partindo das noções de sujeito, tempo e espaço, situaremos alguns questionamentos sobre a crítica literária contemporânea, sempre observando a dicotomia entre o ser e o não-ser.Referências
AGAMBEN, Giorgio. Estâncias. Belo Horizonte: Editora UFMF, 2007.
___________. O que é o contemporâneo? E outros ensaios. Trad. Vinícius Nicastro Honesko. Chapecó: Argos, Editora da Unichapecó, 2009.
COELHO, Eduardo Prado. A língua da água. In: Mecânica dos fluidos. Lisboa: I.N.C.M, 1984.
CHEMAMA, Roland. VANDERMECH, Bernard (Orgs). Dicionário de psicanálise. São Leopoldo, RS: Editora Unisinos, 2007.
FURTADO, Maria Sílvia Antunes. O contemporâneo, a falta e o tempo. Trabalho apresentado como conclusão da disciplina Poema e Poesia, ministrada pelo Professor Alberto Pucheu, no Dinter em Ciência da Literatura, 2010. Inédito.
LACAN, Jacques. Do “Trieb” de Freud e do desejo do psicanalista. In: Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998a.
__________. O estádio do espelho como formador da função do eu. In: Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998b.
__________. O tempo lógico e a asserção da certeza antecipada: um novo sofisma. In: Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998c.
LINS, Vera. A tradição moderna do poeta crítico. In: Poesia e crítica: uns e outros. Rio de Janeiro: 7Letras, 2005.
__________. Anotações das aulas ministradas no DINTER em Ciência da Literatura, convênio UFRJ/UEMA, no período de 04 a 15/10/2010. São Luís, MA, 2010.
PUCHEU, Alberto. Anotações das aulas ministradas no DINTER em Ciência da Literatura, convênio UFRJ/UEMA em São Luís, MA, em abril de 2010.
SÜSSEKIND, Flora. A crítica como papel de bala. Artigo publicado no jornal O Globo, caderno Prosa e Verso em 24/04/2010. Site: http://oglobo.globo.com/. Página capturada em 16/10/2010.
VALÉRY, Paul. Poesia e pensamento abstrato. In: Variedades. Org. Prof. João Alexandre Barbosa. 1ª ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: Iluminuras, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).