"Foe", de J.M. Coetzee: a configuração da metaficção historiográfica
Аннотация
O presente artigo pretende apresentar uma releitura do romance Foe, de autoria de J. M. Coetzee, à luz das configurações da narrativa pós-moderna. A obra foi publicada em 1986 e traduzida para o português por José Rubens Siqueira, em 2016. Em primeira instância, recorremos a Lukács e Watt para refletirmos sobre à constituição do gênero romance; por conseguinte, encaminhamos uma análise do romance, ancorada em Adorno, Bakhtin, Worthington e, sobretudo, em Hutcheon. Com efeito, podemos dizer que as personagens adquirem novos posicionamentos no romance coetzeeniano, lugares que não são indicativos de uma dialética, mas reconfiguram as problemáticas embrionárias do passado, convidando o leitor a participar do texto e (re)pensar/sentir o mundo do homem e suas experiências, por meio dos signos, sons e vozes que orquestram o conjunto narrativo. Em síntese, Foe expressa o desajustamento da experiência do homem na sociedade, e o faz devido à forma como se constitui uma metaficção historiográfica.Загрузки
Опубликован
2019-12-08
Выпуск
Раздел
Artigos
Лицензия
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).