A mídia-educação no ensino de jovens e adultos: um estudo de caso

Autores

  • Marco Aurelio Reis Universidade Estácio de Sá, Unesa-RJ
  • Roberta Graziella Tavela

Palavras-chave:

Mídia-educação, EJA, Aprendizagem

Resumo

Mídias e tecnologias integram hoje o cotidiano da população. A despeito das diferentes formas e dificuldades de acesso, no âmbito educacional, a realidade digital se apresenta como desafio. Na Educação de Jovens, Adultos e Idosos, os já conhecidos entraves para o desenvolvimento do trabalho pedagógico se avolumam quando o sujeito-aluno é enquadrado como infrator, sendo alguns privados de liberdade. Neste trabalho, o uso do aparato tecnológico midiático é apresentado como elemento facilitador do ensino de Língua Portuguesa para esse grupo estudantil em particular, com potencial de elevá-lo à condição de protagonista de sua própria aprendizagem. A metodologia utilizada foi a do estudo de caso combinado com pesquisa-ação e diário de campo. O estudo aponta experiências e resultados bem-sucedidos obtidos em torno da inserção da mídia no ambiente EJA ‘infratores’.

Referências

ANDRADE, Maria Eurácia Barreto. Alfabetização e letramento – o desvelar de dois caminhos possíveis. Jundiaí, Paco Editorial, 2011.

COLL, César; MONEREO, Charles. Educação e aprendizagem no século XXI: novas ferramentas, novos cenários, novas realidades. In: COLL, César et al. (Org.) Psicologia da Educação Virtual. Aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação, Porto Alegre: Artmed, 2010, p. 15-46.

ELEÁ, Ilana; DUARTE, Rosália. Mídia-Educação: teoria e prática. In: SANTOS, Edméa. (Org.). Mídias e tecnologias na educação presencial e a distância. Rio de Janeiro: LTC, 2016.

FERRARO, Alceu Ravanello; KREIDLOW, Daniel. Analfabetismo no Brasil: configuração e gênese das desigualdades regionais. Educação e Realidade, Porto Alegre, 2004.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Desvendando os segredos do texto. 5.ed. São Paulo: Cortez, 2006.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros Textuais: definição e funcionalidade. In: ______. Múltiplos Olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2002.

MASETTO, Marcos Tarciso. Avaliação e o uso da tecnologia. In: MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos Tarciso; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e avaliação. Campinas: Papirus, 2000.

PORCARO, Rosa Cristina. A história da educação de jovens e adultos no Brasil. Viçosa: Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa, 2007. Disponível em: . Acesso em: 20 de fevereiro de 2017.

RICHEY, Rita; SILBER, Kenneth; & ELY, Donald. Reflections on the 2008 AECT Definitions of the Field. TechTrends, 52, 2008, p. 24-25.

SOUZA, Maria Antonia de. Educação de Jovens e Adultos. Curitiba: IBPEX, 2007.

VÓVIO, Claudia Lemos. Construções Identitárias: ser leitor e alfabetizador de Jovens e Adultos. In: Linguagem em (Dis)curso. Palhoça: Editora Unisul, 2000.

VYGOTSKY, Lev Semyonovich. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

WERTHEIN, Jorge. A sociedade da informação e seus desafios. Ci. Inf. Brasília, v.29, n.2, p. 71-77, maio/ago, 2000.

YIN, Robert. Estudo de caso: planejamento e métodos. Tradução de Daniel Grassi. São Paulo: Bookman, 2001

Downloads

Publicado

02/14/2020