A mídia-educação no ensino de jovens e adultos: um estudo de caso

Autores

  • Marco Aurelio Reis Universidade Estácio de Sá, Unesa-RJ
  • Roberta Graziella Tavela

Palavras-chave:

Mídia-educação, EJA, Aprendizagem

Resumo

Mídias e tecnologias integram hoje o cotidiano da população. A despeito das diferentes formas e dificuldades de acesso, no âmbito educacional, a realidade digital se apresenta como desafio. Na Educação de Jovens, Adultos e Idosos, os já conhecidos entraves para o desenvolvimento do trabalho pedagógico se avolumam quando o sujeito-aluno é enquadrado como infrator, sendo alguns privados de liberdade. Neste trabalho, o uso do aparato tecnológico midiático é apresentado como elemento facilitador do ensino de Língua Portuguesa para esse grupo estudantil em particular, com potencial de elevá-lo à condição de protagonista de sua própria aprendizagem. A metodologia utilizada foi a do estudo de caso combinado com pesquisa-ação e diário de campo. O estudo aponta experiências e resultados bem-sucedidos obtidos em torno da inserção da mídia no ambiente EJA ‘infratores’.

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Publicado

14.02.2020