Corpos Masculinos Com Vozes Femininas: A Presença dos Castrati Na Ópera

Autores

  • Paulo Roberto Peloso Augusto Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ

Palavras-chave:

Música barroca, Música sacra, Ópera italiana, Castrati

Resumo

A trajetória dos castrati na música ocidental tem despertado, através dos tempos, críticas as mais diversas, que oscilam desde a rejeição completa à existência desses cantores até os aplausos mais entusiastas pela beleza da voz e por uma arte que foi capaz de seduzir as plateias mais exigentes. Esses homens, com seus corpos avantajados, grandes caixas torácicas, altos e fortes, consequência não prevista do processo da castração, exibiam uma voz feminina, quase infantil, classificada pelos especialistas, especialmente as mulheres suas admiradoras, como angelical. Essa dualidade será abordada neste artigo, que visa lançar uma luz sobre essa arte extinta nos dias atuais.

Referências

BARBIER, Patrick. Trad. Raquel Ramalhete. História dos castrati. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.

KIRKENDALE, U. Encarte de Cecilia Bartoli Opera proibita. Paris: DECCA LC00171, 2005.

MARIZ, Vasco. A música no Rio de Janeiro no tempo de João VI. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2008.

PACHECO, Alberto. Castrati e outros virtuoses. São Paulo: FAPESP, 2009.

RICCI, C. Casanova e Farinelli in Bologna. Milano: Ricordi, 1890.

BARTOLI, Cecilia. Opera proibita. Paris: DECCA, p2005: 1 CD (ca. 72 min.). LC00171

______. Sacrificium: the art of the castrati. Reggia di Caserta: DECCA, p2009: 1 CD (ca. 60 min.). UPC: 044007433966

MALGOIRE, Jean-Claude. La musique au temps des castrats. Versailles: Audivis France, p1994: 1 CD (ca. 48 min.). E8552

ROUSSET, Christophe. Farinelli. Metz: Audivis France, p1993: 1 CD (ca. 61 min.). K1005

Downloads

Publicado

02/17/2020

Edição

Seção

Artigos