Corpos Masculinos Com Vozes Femininas: A Presença dos Castrati Na Ópera
Palabras clave:
Música barroca, Música sacra, Ópera italiana, CastratiResumen
A trajetória dos castrati na música ocidental tem despertado, através dos tempos, críticas as mais diversas, que oscilam desde a rejeição completa à existência desses cantores até os aplausos mais entusiastas pela beleza da voz e por uma arte que foi capaz de seduzir as plateias mais exigentes. Esses homens, com seus corpos avantajados, grandes caixas torácicas, altos e fortes, consequência não prevista do processo da castração, exibiam uma voz feminina, quase infantil, classificada pelos especialistas, especialmente as mulheres suas admiradoras, como angelical. Essa dualidade será abordada neste artigo, que visa lançar uma luz sobre essa arte extinta nos dias atuais.Citas
BARBIER, Patrick. Trad. Raquel Ramalhete. História dos castrati. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.
KIRKENDALE, U. Encarte de Cecilia Bartoli Opera proibita. Paris: DECCA LC00171, 2005.
MARIZ, Vasco. A música no Rio de Janeiro no tempo de João VI. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2008.
PACHECO, Alberto. Castrati e outros virtuoses. São Paulo: FAPESP, 2009.
RICCI, C. Casanova e Farinelli in Bologna. Milano: Ricordi, 1890.
BARTOLI, Cecilia. Opera proibita. Paris: DECCA, p2005: 1 CD (ca. 72 min.). LC00171
______. Sacrificium: the art of the castrati. Reggia di Caserta: DECCA, p2009: 1 CD (ca. 60 min.). UPC: 044007433966
MALGOIRE, Jean-Claude. La musique au temps des castrats. Versailles: Audivis France, p1994: 1 CD (ca. 48 min.). E8552
ROUSSET, Christophe. Farinelli. Metz: Audivis France, p1993: 1 CD (ca. 61 min.). K1005