Corpos Masculinos Com Vozes Femininas: A Presença dos Castrati Na Ópera

Autor

  • Paulo Roberto Peloso Augusto Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ

Słowa kluczowe:

Música barroca, Música sacra, Ópera italiana, Castrati

Abstrakt

A trajetória dos castrati na música ocidental tem despertado, através dos tempos, críticas as mais diversas, que oscilam desde a rejeição completa à existência desses cantores até os aplausos mais entusiastas pela beleza da voz e por uma arte que foi capaz de seduzir as plateias mais exigentes. Esses homens, com seus corpos avantajados, grandes caixas torácicas, altos e fortes, consequência não prevista do processo da castração, exibiam uma voz feminina, quase infantil, classificada pelos especialistas, especialmente as mulheres suas admiradoras, como angelical. Essa dualidade será abordada neste artigo, que visa lançar uma luz sobre essa arte extinta nos dias atuais.

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Opublikowane

2020-02-17

Numer

Dział

Artigos