Simulacro e repetição como contrainformação na era da sociedade de controle

Autor/innen

  • Paula Davies Rezende Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

Schlagworte:

simulacro, simulação, arte tecnológica, pós-modernidade, Internet.

Abstract

Este trabalho tem por objetivo discutir o poder da imagem-simulacro de operar como contrainformação e ato de resistência no âmbito da pós-modernidade, bem como reivindicar sua potência estética e política. Para fundamentar essa perspectiva, desenvolvo a concepção de que a simulação é um tipo de imagem que detém forças para liberar-se do campo de força do real, com capacidade de questionar o status quo imagético. Analiso exemplos em que a imagem-simulacro é capaz de desafiar os ideais de autoria, originalidade e autenticidade, engendrando processos de ressignificação e de dilatação de sentido através da repetição, caraterística criticada por autores como Fredric Jameson e Jean Baudrillard.

Autor/innen-Biografie

Paula Davies Rezende, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

Paula Davies Rezende é mestra em Estética e História da Arte pelo Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo e doutoranda em Artes Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Contato: paula.rezende@usp.br.

Literaturhinweise

BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Tradução de Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012.

BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e simulação. Tradução de Maria João da Costa Pereira. Lisboa: Relógio d’água, 1991.

BEIGUELMAN, Giselle. Ocupar os memes é preciso. Revista Zum, 30 maio 2018. Disponível em: <https://revistazum.com.br/colunistas/memes/>. Acesso em 10 jul. 2020.

CASCONE, Sarah. Maurizio Cattelan is Taping Bananas to a Wall at Art Basel Miami Beach and Selling Them for $120,000 Each, artnet news, 4 dez. 2019. Disponível em: <https://news.artnet.com/market/maurizio-cattelan-banana-art-basel-miami-beach-1722516>. Acesso em 10 jul. 2020.

COLASANTI, Alessandra. Aleta Valente, a boca do novo mundo. Revista NIN, v. 2. Rio de Janeiro: Editora Guarda Chuva, 2016.

COUCHOT, Edmond. Da representação à simulação: evolução das técnicas e das artes da figuração. Tradução de Rogério Luz. In: PARENTE, André (org.). Imagem máquina: a era das tecnologias do virtual. São Paulo: Editora 34, 1993, p. 37-48.

DELEUZE, Gilles. Post scriptum sobre as sociedades de controle. Tradução de Peter Pál Pelbart. In: DELEUZE, Gilles. Conversações: 1972-1990. São Paulo: Editora 34, 1992.

DELEUZE, Gilles. O ato de criação. Tradução de José Marcos Macedo. Folha de São Paulo. São Paulo, 27 jun 1999.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia 2. Tradução de Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Cláudia Leão. São Paulo: Editora 34, 1995.

FABBRINI, Ricardo. Imagem e enigma. Viso: Cadernos de estética aplicada, v. 10, n. 19, p. 241-262, 2016.

FOSTER, Hal. O retorno do real. Revista Concinnitas, ano 6, v. 1, n. 8, p. 163-186, julho 2005.

HEARTNEY, Eleanor. Pós-modernismo. Tradução de Ana Luiza Dantas Borges. São Paulo: Cosac Naify, 2002.

JAMESON, Fredric. Pós-modernidade e sociedade de consumo. Novos estudos CEBRAP, v. 12, p. 16-26, 1985.

LEBRUN, Gérard. A mutação da arte. In: LEBRUN, Gérard. A filosofia e sua história. São Paulo: Cosac Naify, 2006, p. 327-340.

O ABECEDÁRIO de Gilles Deleuze. Org. Pierre-André Boutang. Entrevistadora: Claire Parnet. Produção: Éditions Montparnasse, Paris, 1988 e 1989. Versão brasileira: TV Escola, Ministério da Educação. Tradução e Legendas: Raccord.

STEYERL, Hito. In defense of the poor image. e-flux journal, v. 10, n. 11, p. 1-9, nov. 2009. Disponível em: <https://www.e-flux.com/journal/10/61362/in-defense-of-the-poor-image/>. Acesso em: 27 nov. 2020.

SUTTON, Benjamin. A performance artist ate Maurizio Cattelan’s duct-taped banana at Art Basel in Miami Beach, Artsy, 09 dez. 2019. Disponível em: <https://www.artsy.net/news/artsy-editorial-performance-artist-ate-maurizio-cattelans-duct-taped-banana-art-basel-miami-beach>. Acesso em 10 jul. 2020.

Veröffentlicht

2020-12-28