Relações artístico-pedagógicos além da cena, possibilidades coletivas do Teatro de Grupo

Autores/as

  • Caio Sérgio de C. A. F. Franzolin UNESP - Universidade Estadual Paulista - Instituto de Artes - Programa de Pós-graduação em Artes
  • Carminda Mendes André UNESP - Universidade Estadual Paulista - Instituto de Artes - Programa de Pós-graduação em Artes https://orcid.org/0000-0002-0727-5766

Palabras clave:

teatro de grupo, cultura urbana, ações artístico-pedagógicas.

Resumen

O presente artigo visa compreender aspectos característicos do Teatro de Grupo presente na cidade de São Paulo, como ações que extrapolam as apresentações teatrais e um olhar restrito sobre a criação artística, entendendo que, na dinâmica desses coletivos, faz-se presente uma inter-relação com os territórios nos quais as sedes desses grupos de teatro estão inseridas. No desenvolvimento deste pensamento sobre o que estamos denominando “Territórios de Criação”, são trazidas referências da geografia urbana, ação cultural e educação.

Biografía del autor/a

Caio Sérgio de C. A. F. Franzolin, UNESP - Universidade Estadual Paulista - Instituto de Artes - Programa de Pós-graduação em Artes

Mestrando em Artes pelo Programa de Pós-graduação em Artes do Instituto de Artes da UNESP. Integrante do Grupo de Pesquisa (CNPq) "Performatividades e Pedagogias", coordenado pela Profª Drª Carminda Mendes André e integrante do núcleo artístico A Próxima Companhia.

Carminda Mendes André, UNESP - Universidade Estadual Paulista - Instituto de Artes - Programa de Pós-graduação em Artes

Doutora em Educação e Mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisadora e Docente do Programa de Pós-Graduação em Arte do Instituto de Artes da UNESP. Coordenadora do Grupo de Pesquisa “Performatividades e Pedagogias” (CNPq).

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Publicado

2020-12-28