Lully e a ópera francesa no século XVII: reflexões, contextualizações e repercussões

Auteurs-es

  • Paulo Roberto Peloso Augusto Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ

Mots-clés :

Música barroca, Ópera francesa, Jean-Baptiste Lully

Résumé

O presente artigo versa sobre Lully e a ópera francesa barroca. Este florentino, que veio para a França ainda jovem, logo alcançou sucesso cativando não só o povo parisiense como as cortes com suas óperas. Em 1672, ele assumiu o comando da prestigiosa Académie Royale de Musique (a Ópera de Paris) e as obras que ele aí veio representar obtiveram, cada vez mais, uma calorosa acolhida, em especial no fim de sua carreira. Suas melodias eram cantaroladas e assobiadas por todos os lados e, mais ainda, suas óperas rapidamente ficaram conhecidas e fizeram sucesso no exterior, executadas especialmente na Inglaterra, Holanda e Alemanha. Composta em 1683, Phaëton é uma das suas óperas mais famosas, que aqui foi selecionada para o desenvolvimento de uma abordagem analítica, histórica e comparativa.

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Publié-e

2020-02-17

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Rubrique

Artigos