Lully e a ópera francesa no século XVII: reflexões, contextualizações e repercussões

Авторы

  • Paulo Roberto Peloso Augusto Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ

Ключевые слова:

Música barroca, Ópera francesa, Jean-Baptiste Lully

Аннотация

O presente artigo versa sobre Lully e a ópera francesa barroca. Este florentino, que veio para a França ainda jovem, logo alcançou sucesso cativando não só o povo parisiense como as cortes com suas óperas. Em 1672, ele assumiu o comando da prestigiosa Académie Royale de Musique (a Ópera de Paris) e as obras que ele aí veio representar obtiveram, cada vez mais, uma calorosa acolhida, em especial no fim de sua carreira. Suas melodias eram cantaroladas e assobiadas por todos os lados e, mais ainda, suas óperas rapidamente ficaram conhecidas e fizeram sucesso no exterior, executadas especialmente na Inglaterra, Holanda e Alemanha. Composta em 1683, Phaëton é uma das suas óperas mais famosas, que aqui foi selecionada para o desenvolvimento de uma abordagem analítica, histórica e comparativa.

Библиографические ссылки

APOSTOLIDÈS, Jean-Marie. O rei-máquina: espetáculo e política no tempo de Luís XIV. Rio de Janeiro: José Olympio, 1993.

BURKE, Peter. A fabricação do rei: a construção da imagem pública de Luís XIV. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.

______. Les stratégies de la gloire. Paris: Seuil, 2007.

DEAN, Winton & KNAPP, J. Merrill. Handel’s Operas, 1704-1726. London: Oxford University Press, 1995.

GEOFFROY-DECHAUME, A. Les secrets de la musique anciènne: recherches sur l’interprétation XVI, XVII, XVIII siècles. Paris: Editions Fasquelle, 1964.

HARNONCOURT, Nikolaus. O discurso dos sons: caminhos para uma nova compreensão musical. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990.

HICKS, Anthony. Historically Perverse Interpretation? Early Music Review 91: 24-25. London, 1985, p. 24-25.

LA GORCE, Jerôme de. Phaëton ou la volonté de Briller. Phaëton, Tragédie Lyrique de Lully. Paris: Musifrance, 1994, p. 13-14.

LULLY, Jean Baptiste. Phaëton, tragédie en musique. Christophe Ballard, Seul imprimeur du Roy pour la musique, 1683.

MALGOIRE, Jean-Claude. Entretien avec Dominique Druhen. Alceste ou le triomphe d’Alcide, Tragédie Lyrique de Lully. Paris: Auvidis, 1994, p. 11-12.

RAMEAU, Jean-Philippe. Traité de l’Harmonie. Fac-similé d’après l’exemplaire conserve à la bibliothèque de la Sorbonne. Paris: Jean-Baptiste-Christophe Ballard, Seul imprimeur du Roy pour la musique, 1722.

SADIE, Stanley (ed.). The New Grove Dictionary of Music and Musicians. Vol. 17. 2nd Edition. London: Macmillian, 2001.

Опубликован

2020-02-17

Выпуск

Раздел

Artigos