No xirê, Exu canta primeiro: modos de filosofar com o tempo e o corpo no candomblé

In the xirê, Exu sings first: ways of philosophizing about time and body in candomblé

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DOI :

https://doi.org/10.60001/ricla.v34.n1.14

Résumé

As artimanhas presentes nos cotidianos dos povos ditos marginais e marginalizados subverteram/subvertem as regras do colonialismo e, nas circularidades, construíram/constroem, reconstruíram/reconstroem suas pertenças, sabedorias, ensinamentos, filosofias. Este trabalho, nesse sentido, tem como objetivo apresentar o xirê-orixá, rito festivo público das casas de candomblé, a partir de uma perspectiva calcada nas gargalhas de Exu, divindade/filosofia, como elemento construtor e reconstrutor, nos seus giros, de
memória, capaz fundar e quebrantar a noção monocultural sobre o tempo, a temporalidade e o corpo. A intenção é levantar uma discussão fundamentada em Exu, a partir de Exu e com Exu que nos ajude a pensar o colonialismo, suas estratégias de dominação e as artimanhas criadas no/do/com corpo como manutenção/vivacidade/construção do saber.

Palavras-chave: Xirê-orixá. Exu. Tempo. Corpo. Colonialismo.

Abstract
The tricks present in the daily lives of so-called marginal and marginalized people subverted/subverted the rules of colonialism and, in circularities, built/constructed, rebuilt/reconstructed their belongings, wisdom, teachings, philosophies. This work, in this sense, aims to present the xirê-orixá, a public festive rite of Candomblé houses, from a perspective based on the laughter of Exu,  divinity/philosophy, as a constructor and reconstructive element, in its turns, of memory, capable of founding and breaking the monocultural notion about time, temporality and the body. The intention is to raise a discussion based on Exu, from Exu and with Exu that helps us think about colonialism, its strategies of domination and the tricks created in/of/with the body as maintenance/vividness/construction of knowledge.

Keywords: Xirê-orixá. Exu. Time. Body. Colonialism.

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Bibliographies de l'auteur

Luiz Rufino, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor adjunto da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (Ppgecc-Uerj).

Bruno Antonio da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Educação, Cultura e Comunicação da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, professor de língua portuguesa, literaturas e produção textual.

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Publiée

2024-12-30