“RESSUSCITAR GIL VICENTE A VER SE RESSUSCITAVA O TEATRO”: UM ESTUDO SOBRE UM AUTO DE GIL VICENTE, DE ALMEIDA GARRETT

Autor/innen

Schlagworte:

Almeida Garrett, Século XIX, Teatro, Literatura portuguesa, Gil Vicente

Abstract

Este trabalho pretende apresentar as bases do projeto civilizatório liderado e posto em prática por Almeida Garrett: a restauração do teatro português no século XIX. A partir disso, realizaremos uma análise de Um auto de Gil Vicente, peça de Garrett que retoma As cortes de Júpiter, de Gil Vicente, considerado o fundador da dramaturgia portuguesa. Discutiremos como, ao ambientar ação de seu drama em 1521, Garrett poderia falar de sua própria época, questionando os limites da democracia liberal conquistada.

Autor/innen-Biografie

Juliana de Souza Mariano, UFRRJ

Possui graduação em Letras - Português/Literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011), Mestrado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015) e Doutorado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2020). Bolsista de Iniciação Científica durante a graduação, bolsista CNPq durante o Mestrado e bolsista Capes durante o Doutorado. Atualmente, é professora substituta de Literatura Portuguesa da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/IM. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: século XIX, prosa de ficção, autoria feminina.

Literaturhinweise

AMORIM, Francisco Gomes de. Garrett: Memorias Biographicas. Lisboa: Imprensa Nacional, 1881-1884, 3 v.

BRAGA, Teófilo. Dois monumentos. In: GARRETT, Almeida. Frei Luís de Sousa e Um auto de Gil Vicente. Porto: Livraria Chardron, de Lélo e Irmão, [s.d.].

BUESCU, Helena Carvalhão. O romantismo e a gênese do romance histórico. In: HERCULANO, Alexandre. Lendas e Narrativas. Apresentação crítica, selecção, notas e sugestões para análise literária por Helena Carvalhão Buescu. Lisboa: Editorial Comunicação – Col. Textos Literários, 1987.

CARDOSO, Zélia de Almeida. O Anfitrião, de Plauto: uma tragicomédia? In: Itinerários. Araraquara, n. 26, 15-34, 2008.

DAVID, Sérgio Nazar. Introdução geral. In: GARRETT, Almeida. Correspondência para Rodrigo da Fonseca Magalhães. Edição crítica de Sérgio Nazar David. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2016.

PORTUGAL. Diário do Governo. Lisboa: Imprensa Nacional, nº 273, 1836.

GARRETT, Almeida. Origens do theatro moderno – Theatro portuguez até aos fins do XVI seculo. In: O panorama: jornal litterario e instructivo. Lisboa: 1837.

______. Obras do Visconde de Almeida Garrett. Tomo III. Segundo do Theatro. Lisboa: Imprensa Nacional, 1880.

_____. Ao Conservatório Real. In: ___. Frei Luís de Sousa. Viagens na minha terra. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1965.

GAY, Peter. A experiência burguesa: da rainha Vitória a Freud – a paixão terna. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

HERCULANO, Alexandre. Poesia: Imitação, Belo, Unidade. In: Repositório Literário, 1835.

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens – o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2000.

KOWZAM, Tadeusz. Os signos no teatro – Introdução à semiologia da arte do espetáculo. In: GUINSBURG, José; COELHO NETO, José Teixeira e CARDOSO, Reni Andrade (orgs.). Semiologia do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2003, p. 93-123.

REBELLO, Luiz Francisco. O teatro romântico (1838-1869). Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, Biblioteca Breve, 1980.

RODRIGUES, Maria Idalina Resina. De Gil Vicente a ‘Um Auto de Gil Vicente’. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2006.

SILVA, Edson Santos. Estéticas teatrais portuguesas na época da Garrett. In: Todas as Musas. São Paulo: Editora Todas as Musas, 2011.

UBERSFELD, Anne. Para ler o teatro. São Paulo: Perspectiva, 2005.

VAQUINHAS, Irene. Nem gatas borralheiras, nem bonecas de luxo. As mulheres portuguesas sob o olhar da história (séculos XIX e XX). Lisboa: Livros Horizonte, 2005.

VICENTE, Gil. Cortes de Júpiter. Lisboa: Centro de Estudos de Teatro – Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, s/d.

Veröffentlicht

2021-07-31