Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista intransitiva?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

1. Todas as colaborações à Revista intransitiva devem dialogar com o tema da edição em questão, à exceção das resenhas.

1.1. O objetivo das resenhas é contemplar produções culturais de estudantes da esfera universitária brasileira. Assim, as obras sobre as quais tais resenhas devem versar são livros, peças, musicais e outros, que tenham sido produzidos por estudantes da UFRJ e/ou demais instituições.

2. A Revista intransitiva aceita colaborações sob a forma de crônicas, contos, microcontos, ensaios literários, resenhas, poemas, fotopoemas, poesias concretas e peças-em-um-ato.

2.1. Crônicas e microcontos devem ter, no máximo, 2 laudas;

2.2. Poemas, fotopoemas e poesias concretas devem ter, no máximo, 3 laudas;

2.3. Contos, ensaios literários e resenhas devem ter, no máximo, 6 laudas;

2.3.1. Os ensaios literários supracitados se contrastam com os ensaios científicos -- estes últimos mais formais, requerendo bibliografia acadêmica pertinente e não estando em diálogo, assim, com o perfil de publicações da Revista intransitiva;

2.4. Peças-em-um-ato devem ter, no máximo, 8 laudas;

3. As contribuições devem ser originais e inéditas e não devem estar sendo avaliadas para publicação por outra revista.

4. O arquivo contendo a submissão deve estar em formato Microsoft Word (.doc ou .docx) e ter menos de 2 MB de tamanho. O arquivo deverá ter espaçamento entre linhas de 1.5 pontos e margens de 2 centímetros em todos os lados do documento. O texto deverá vir em coluna única e ser redigido em fonte Times New Roman de 12 pontos.

4.1. A única seção que aceitará textos em mais de uma coluna é a de Poesias Concretas.

5. As contribuições devem estar em Português, Inglês, Espanhol, Francês, Alemão, Italiano, Japonês, Russo ou Árabe.

6. As contribuições devem estar preparadas para avaliação cega por pares (double-blind peer review) removendo-se toda referência ao autor. Os dados do autor (nome completo e, se houver, afiliação institucional) deverão constar apenas no formulário de submissão. Mais informações acerca desse processo podem ser encontradas na seção “Assegurando a Avaliação Cega por Pares”.

7. Na página de submissão, no Passo 1, os autores deverão escolher a seção a que seus textos pertencem.

7.1. Com base nas características do texto, avaliadores e editores podem sugerir que autores mudem a seção de seus textos, caso considerem a troca pertinente.

8. Na página de submissão, no Passo 1, autores que desejarem ter seus textos ilustrados deverão escrever “Eu, (nome do(a) autor(a)), aceito ter meus textos ilustrados, caso aceitos para publicação na Revista intransitiva.” na seção “Comentários para o Editor”.

8.1. Contribuições sem o aceite para ilustrações acima não serão ilustradas.

9. Na página de submissão, no Passo 3, os autores deverão incluir os seguintes itens:

9.1. Na área “Resumo da Biografia”, os autores deverão escrever uma curta biografia de si mesmos, na 3ª pessoa do singular. As biografias podem incluir a afiliação institucional, publicações prévias e outras informações que os autores julgarem pertinentes.

9.2. Na área “Resumo”, os autores deverão incluir um breve resumo do texto que estão submetendo, com o intuito de despertar o interesse pela leitura do texto completo. O resumo não deverá conter excertos ou versos do texto completo. Versar sobre pontos chave da trama, em textos que a possuírem, não é recomendado.

 

Modo de Submissão

1. O envio das contribuições deve ser feito eletronicamente através da página da Revista intransitiva no Portal de Periódicos da UFRJ (https://revistas.ufrj.br/index.php/intransitiva).

2. Os autores deverão se cadastrar na página da Revista intransitiva no Portal de Periódicos da UFRJ como “autores”.

3. Todas as submissões serão respondidas via e-mail, através do endereço de e-mail da Revista intransitiva (revistaintransitiva@letras.ufrj.br), bem como toda comunicação subsequente acerca das mesmas.

4. A decisão final acerca da publicação das contribuições é de responsabilidade dos membros da Equipe Editorial, a partir da avaliação dos avaliadores.

5. Cada contribuição receberá três pareceres, que podem: (a) indicar a publicação; (b) indicar a publicação com modificações; ou (c) negar a publicação.

5.1. Caso uma contribuição porventura receba parecer do tipo (b), que indique a publicação com modificações, os avaliadores e editores enviarão sugestões aos autores, para a realização das modificações que considerarem pertinentes;

5.2. A decisão acerca da publicação das contribuições que porventura recebam pareceres do tipo (b) é de responsabilidade dos membros da Equipe Editorial, após o recebimento da contribuição com as modificações.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato .DOC ou .DOCX.
  3. A contribuição está de acordo com a temática definida para o número em questão.
  4. O texto está com espaçamento entrelinhas de 1.5 pontos no corpo do texto, fonte Times New Roman de tamanho 12, e margens de 2 centímetros em todo o corpo do documento, com a extensão máxima definida para a seção a que o texto pertence.
  5. O texto segue os padrões de estilo em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. As instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

Transferência de direitos autorais - Autorização para publicação

Caso a contribuição submetida seja aprovada para publicação, já fica acordado que o autor autoriza a UFRJ a reproduzi-la e publicá-la na Revista intransitiva, entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O texto poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (WWW -- Internet), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do texto para uso próprio de quem a consulta. Essa autorização de publicação não tem limitação de tempo, ficando a UFRJ responsável pela manutenção da identificação do autor do artigo.

Licença Creative Commons
A Revista intransitiva utiliza uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).

 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.