Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista intransitiva?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

1. Todos os manuscritos enviados à Revista intransitiva devem dialogar com o tema da edição em questão, anunciado antes e durante o período de submissões.

2. A Revista intransitiva aceita colaborações sob a forma de crônicas, contos, microcontos, ensaios literários, resenhas, poemas, fotopoemas, poesias concretas e peças-em-um-ato. 

  • Ensaios literários, diferentemente de ensaios científicos, não requerem rigor formal nem bibliografia acadêmica pertinente;

  • As resenhas devem contemplar produções culturais brasileiras, como livros, peças, musicais e outros. Procuramos, em especial, textos que examinem e divulguem artistas locais e estudantes, não apenas artistas já renomados.

3. Todos os gêneros mencionados no item acima possuem limites de extensão, discriminados abaixo:

  • Crônicas, microcontos e resenhas devem ter, no máximo, 1000 palavras, distribuídas em até 2 páginas;

  • Poemas, fotopoemas e poesias concretas devem ter, no máximo, 600 palavras, distribuídas em até 4 páginas;

  • Contos, ensaios literários e peças-em-um-ato devem ter, no máximo, 3000 palavras, distribuídas em até 8 páginas;

4. Os manuscritos devem estar em português, inglês, espanhol, francês, alemão, italiano, japonês, russo, árabe ou hebraico.

5. A Revista intransitiva aceitará o envio de apenas um manuscrito por autor a cada edição. 

6. Todos os manuscritos devem ser originais e inéditos, ou seja, não devem ter sido publicados previamente ou estar sendo avaliados para publicação por outra revista. Textos já publicados em páginas pessoais, quando a autoria é identificada, são permitidos.

7. O manuscrito deverá ser submetido conforme o modelo disponibilizado neste link (Modelo para Submissão) e acompanhar uma curta biografia do autor, um resumo do texto em questão e parecer sobre ilustração.

  • O arquivo contendo o manuscrito deve estar em formato Microsoft Word (.doc ou .docx) e ter menos de 2 MB de tamanho.

  • O título do manuscrito não pode coincidir com o título da edição. À equipe editorial é reservado o direito de requisitar a alteração do título dos textos.

  • Nas áreas “Resumo da Biografia” (site) e “Sobre o/a Autor/a” (arquivo Word), os autores deverão incluir informações sobre si mesmos em até 200 palavras, na 3ª pessoa do singular.

  • Nas áreas “Resumo” (site) e “Sobre o Texto” (arquivo Word), os autores deverão incluir informações sobre o texto submetido em até 200 palavras. Este será divulgado em outras mídias com o intuito de despertar o interesse pela leitura do texto.

8. Manuscritos que não respeitem as normas acima definidas serão automaticamente rejeitados.

 

Modo de Submissão

1. O envio das contribuições deve ser feito eletronicamente através da página da Revista intransitiva no Portal de Periódicos da UFRJ (https://revistas.ufrj.br/index.php/intransitiva).

2. Os autores deverão se cadastrar na página da Revista intransitiva no Portal de Periódicos da UFRJ como “autores” e clicar em "[Nova submissão]".

3. Toda comunicação acerca das submissões será feita através do Portal de Periódicos da UFRJ ou do e-mail da Revista intransitiva (revistaintransitiva@letras.ufrj.br).

4. Cada manuscrito receberá três pareceres de avaliadores distintos, que podem: (a) indicar a publicação; (b) indicar a publicação com modificações; ou (c) negar a publicação. À equipe editorial é reservado o direito de solicitar e sugerir modificações de diferentes ordens.

5. A decisão final acerca da publicação dos manuscritos é de responsabilidade dos membros do Conselho Editorial Executivo.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  2. O arquivo da submissão está em formato .DOC ou .DOCX e possui menos de 2MB.
  3. A contribuição está de acordo com a temática definida para o número em questão e tem a extensão máxima definida para a seção a que pertence.
  4. A submissão acompanha biografia do autor e resumo do texto, em até 200 palavras cada.
  5. O manuscrito não possui título que coincida com o tema da edição pretendida.
  6. Autorizo a publicação do manuscrito pela Revista intransitiva, nos termos descritos na seção 'Declaração de Direito Autoral'.
 

Declaração de Direito Autoral

Transferência de direitos autorais - Autorização para publicação

Caso a contribuição submetida seja aprovada para publicação, já fica acordado que o autor autoriza a UFRJ a reproduzi-la e publicá-la na Revista intransitiva, entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O texto poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (WWW -- Internet), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do texto para uso próprio de quem a consulta. Essa autorização de publicação não tem limitação de tempo, ficando a UFRJ responsável pela manutenção da identificação do autor do artigo.

Licença Creative Commons
A Revista intransitiva utiliza uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).

 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.